Prefeitura reforça saúde na Zona Leste com reformas em hospital e nova UPA
- Marcio Pereira
- 11 de jul.
- 1 min de leitura

O Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula (Hospital Planalto), em Itaquera (zona leste), está sendo ampliado e modernizado. As obras, parte do programa Avança Saúde II, foram visitadas pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, na última quinta-feira (10) durante o evento Prefeitura Presente.
A reforma de cerca de 9.811 m² em cinco andares inclui pronto-socorro, enfermarias, UTIs (adulto e neonatal), centro cirúrgico, centro obstétrico, radiologia, laboratório e áreas administrativas.
O hospital, que funciona 24 horas e é referência em maternidade de alto risco, passará de 217 para 289 leitos, um aumento de 33% em sua capacidade. Atualmente, realiza 8 mil atendimentos mensais com mais de 1.800 profissionais. Mesmo com as obras, os serviços continuarão normalmente. O investimento é de R$ 63 milhões, e a gestão é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
“É um avanço importante que beneficia tanto quem usa o serviço quanto quem trabalha aqui”, destacou o prefeito Nunes.
O secretário Zamarco também anunciou a construção da nova UPA Itaquera (Rua Jardim Tamoio, 1.373 – Conjunto Residencial José Bonifácio), com 27 leitos e previsão de entrega em 2026, com investimento de R$ 16 milhões. Além disso, a Prefeitura lançou o Paulistão da Saúde, uma iniciativa para ampliar consultas, exames, cirurgias eletivas e atividades de promoção à saúde em toda a cidade, com um polo já em construção na zona norte.
Comentários