APREST
- William Riberiro APREST
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jul.
Nestes seis anos de atuação, a APREST (Associação dos Prestadores de Serviços Terceirizados) ratifica com louvor sua missão de atuar de forma efetiva na fiscalização e correta aplicação dos contratos de licitação e proteção aos trabalhadores terceirizados em órgãos públicos.
Neste período, colaborou de forma efetiva com diversos núcleos públicos, investigando empresas, promovendo varreduras em contratos, ajudando na aplicação de práticas positivas e protegendo trabalhadores, munícipes e erários de ataques predatórios.
Foi a APREST que desmontou o cartel no setor de varrição, que gerou mais de 1 bilhão de economia aos cofres públicos na cidade de São Paulo.
Deflagrou também uma série de denúncias sobre os contratos viciados na concessão de cemitérios. Resultado, o problema foi alvo de investigação no Tribunal de Contas do Município, Ministério Público e dentro da Câmara Municipal, com instauração de comissão específica sobre o problema.
E a recente licitação de áreas verdes, com série de descaminhos, apontados pela APREST, foi suspensa pela prefeitura por risco de fraude. O certame acabou sendo refeito e finalizado com escolha das empresas mais habilitadas e capacitadas para prestação dos serviços.
“A missão da APREST é poderosa e inegociável: somos um escudo contra a corrupção na terceirização do setor público, fiscalizando e combatendo possíveis desvios que prejudicam o erário. Nossa luta é para que cada centavo do dinheiro público seja bem empregado, garantindo que não falte recursos para a saúde, a educação e outros serviços essenciais para a população”, destacou o presidente Gilmar Argenta.
Este trabalho capacitado e focado em resultados, tornou-se parâmetro para gestores públicos e privados. Hoje, a APREST dialoga de forma permanente e efetiva com câmaras municipais e executivos de diversas cidades em todo o país. Assim como em empresas e entidades sindicais que buscam trabalho de consultoria para implantação de boas práticas.
“Neste sexto ano de atuação, uma vez mais nos comprometemos em realizar projetos, cumprir medidas e se posicionar como um agente permanente em prol do desenvolvimento do serviço público e da sociedade da qual estamos inseridos”. E complementa. “Todo período exige implementação de processos e avanços. E nós da APREST estamos sempre com os olhos para o futuro trabalhando e aperfeiçoando práticas, que se tornem legados em nossas ações”, afirmou.
Recentemente, o presidente lançou livro especial “União em Defesa da Terceirização: a história da APREST e de seu idealizador” narrando sua trajetória de lutas, mobilizações no movimento sindical, seu trabalho na política e na vida pública, criação da associação, amor pelo futebol e pelo samba, sua relação com a família.
E destaca capítulo especial para trazer à luz do debate excelente reflexão sobre a terceirização no serviço público, suas características, implicações, defesa do trabalho e o compromisso das empresas com a qualidade do serviço prestado e respeito ao erário público.
“O embrião deste livro começou a ser gerido quando desenvolvemos projeto sobre o futuro das terceirizações no serviço público. Somou a vontade de colaborar com minha trajetória, enfim, que se transformou nesta narrativa que valoriza o debate e o legado de trabalho, luta e enfrentamento por uma sociedade melhor para todos nós”, ressaltou Gilmar.




Comentários